[Fechar]

Últimas notícias

Temporais afetam 112 mil em 13 municípios do PR

Cidade mais atingida foi Campo Largo, onde 3,6 mil moradias foram destelhadas

Theo Marques
Moradores de Campo Largo enfrentam falta de telhas e lonas para consertar casas atingidas pelas tempestades
Campo Largo - Os temporais que castigaram a Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais, Sul e Sudoeste do Paraná entre sexta-feira e domingo afetaram 112.745 pessoas em 13 municípios, segundo boletim divulgado às 18 horas de ontem pela Coordenadoria de Defesa Civil. Apesar de uma morte ter sido registrada em Curitiba, na sexta-feira, o município mais prejudicado foi Campo Largo, onde a chuva de granizo destelhou 3,6 mil moradias e prejudicou 110 mil pessoas. Ainda há 45 pessoas desabrigadas e outras cem desalojadas. Em Almirante Tamandaré, também na Grande Curitiba, 1,5 mil pessoas estão desalojadas. As chuvas causaram estragos ainda em Campo Magro, Francisco Beltrão, Honório Serpa, Mercedes, Palmas, Piraquara, Ponta Grossa, Renascença, Reserva e São José dos Pinhais.

Desde sábado, o Centro da Juventude de Campo Largo vem recolhendo e distribuindo doações de materiais de construção, móveis, roupas e alimentos para os atingidos pelas chuvas. Não há mais telhas e lonas na cidade e a prefeitura fez um apelo os municípios vizinhos por doações. Também no Centro da Juventude, foi instalado um posto do Procon, para que os moradores se informem a respeito dos seguros de suas residências e para que denuncie eventuais abusos de comerciantes que estariam elevando os preços dos produtos ainda disponíveis no mercado.

"Foi muito difícil, foi triste, no sábado pela manhã já disponibilizamos o centro para doações. Precisamos de telhas e lonas porque muitas casas ainda estão descobertas e sujeitas a novos estragos caso volte a chover", disse o coordenador do Centro da Juventude, Emerson Martins.

A dona de casa Gisele Cristina de Oliveira, que estava no centro em busca de colchões para ela, o marido e os três filhos, contou o que viu na sexta-feira. "Foi uma sensação de horror. Minha casa está totalmente destruída. Não existe telhado, não existe forro, perdi móveis, tudo o que eu tinha. Fica na memória, não tem como esquecer disso nunca", declarou.

Além das doações no Centro da Juventude ou na Câmara Municipal, pessoas de outras cidades podem encaminhar donativos ao Provopar ou ajudar por meio de depósito bancário. O prefeito de Campo Largo, Affonso Guimarães, deve assinar hoje o decreto de situação de emergência do município.

Serviço
Quem quiser ajudar os atingidos pela chuva pode fazer depósito na Caixa Econômica Federal, Agência 0385, Operação 006, Conta Corrente 139-6, em nome da Prefeitura Municipal de Campo Largo - CNPJ - 76105618/0001-88.
Roger Pereira
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2