[Fechar]

Últimas notícias

Mais de 5 mil londrinenses vão ‘testar urnas’ amanhã


A Justiça Eleitoral conta com o comparecimento de boa parte dos cerca de 5,5 mil eleitores convidados para a eleição simulada, em Londrina e Tamarana (Região Metropolitana de Londrina), para testar a eficiência da votação biométrica. O teste será feito amanhã, entre 13h e 17 horas, em todas as setes zonas eleitorais da cidade. Mas apenas os eleitores de 15 seções (veja quadro), entre 1.065 seções existentes em Londrina, foram chamados. Conforme o chefe do cartório da 146ª zona eleitoral de Londrina, Willian Garcia, "dependemos da participação do eleitor para melhorarmos o serviço para ele mesmo".

Garcia disse que recebeu muitas ligações nos últimos dias de eleitores querendo informações sobre o simulado. "Muitos queriam saber se seriam obrigados a participar. Apesar de não ser, explico a todos que a presença será muito importante." Londrina e Tamarana vão ter, pela primeira vez, eleição totalmente biométrica, depois da revisão feita no ano passado, e a Justiça Eleitoral tem interesse em apurar o tempo médio do voto de cada eleitor, o funcionamento do sistema de coleta e a atuação dos mesários com o novo equipamento.

Apenas os eleitores cadastrados nas seções destacadas poderão participar do teste. No Paraná, o simulado também será realizado em Campo Largo (Região Metropolitana de Curitiba), amanhã. Em Maringá, e nos municípios agregados de Doutor Camargo, Floresta, Ivatuba e Paiçandu, o simulado será no dia 30 de agosto.

Mesmo no simulado o eleitor vai apresentar o título e o documento pessoal para que o mesário confira o nome na lista e libere a identificação biométrica.


Edson Ferreira
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2