[Fechar]

Últimas notícias

SANTO ANTONIO DA PLATINA - Atletas se unem por incentivo ao esporte


Time de basquete quer apoio de outros atletas para organizar as atividades esportivas em Santo Antônio da Platina

Fotos: Luiz Guilherme Bannwart
Atletas do basquete se mobilizaram depois da falta de apoio do município para disputarem a Liga Regional da Amizade
Vestiários do Ginásio de Esportes Henrique Schmidt, o Schmidtão, estão completamente destruídos
Santo Antônio da Platina - Um time amador de basquete quer buscar incentivos para mudar o atual cenário do esporte, em Santo Antônio da Platina. Sem qualquer incentivo do Departamento Municipal de Esportes, os 18 jogadores do grupo estão dispostos a se unirem com atletas de outras modalidades pela criação de um calendário esportivo e projetos sociais para tirar crianças e adolescentes das ruas da cidade.

A iniciativa ocorreu após as dificuldades encontradas pelo grupo para conseguir o apoio do município para disputar a Liga Regional da Amizade que acontece no Norte Pioneiro. Conforme a equipe, nem mesmo incentivos básicos como transporte e alimentação foram obtidos junto ao departamento. E para piorar ainda mais a situação do time, o Ginásio de Esportes Henrique Schmidt, o Schmidtão, uma das maiores praças esportivas da região, está abandonado e não oferece condições para receber o mando de jogo da equipe na liga.

Mas os problemas que poderiam atrapalhar os atletas na competição serviram de motivação ao grupo, que mesmo diante de uma "missão bastante difícil", está disposto a mudar a realidade do esporte no município. "O esporte está abandonado em Santo Antônio da Platina. Não temos nenhuma estrutura para atender às modalidades no município", diz o pivô da equipe, William Coutinho do Prado.

Segundo ele, as quadras da cidade estão destruídas e ginásio de esportes, considerado um dos maiores da região, está totalmente depredado. "A falta de manutenção está destruindo um dos melhores pisos de quadra esportiva do Paraná. Para se ter uma ideia do valor dessa quadra, alguns jogos do campeonato paulista de basquete já foram mandados no Schmidtão pelo time de Ourinhos, mas a madeira do piso está apodrecendo devido à chuva que cai na quadra, pela falta de algumas telhas na cobertura do ginásio", lamenta Prado.

Para o ala do time, Rafael Granemann, a união da equipe com atletas de outras modalidades pode proporcionar melhorias no esporte e garantir oportunidades às crianças e adolescentes do município. "O nosso objetivo é criar uma associação que possa organizar um calendário anual e levantar recursos públicos e privados para a manutenção das praças esportivas e o desenvolvimento de projetos sociais. Hoje temos vários adolescentes, e até mesmo crianças, envolvidos com a criminalidade na cidade pela falta de oportunidades. Se existissem projetos, certamente a realidade seria outra", afirma o atleta.

A equipe pretende agendar nos próximos dias uma audiência com o prefeito Pedro Claro de Oliveira Neto (DEM) para discutir o assunto.
Luiz Guilherme Bannwart
Especial para a FOLHA


PREFEITO DIZ QUE ESPRTE TERÁ ATENÇÃO ESPECIAL


Procurado pela FOLHA, o prefeito Pedro Claro de Oliveira Neto (DEM) disse estar aberto à discussão por melhorias, e anunciou que mudanças já estão programadas. "Quando assumi a gestão do município a prioridade era garantir saúde e educação de qualidade aos moradores. Agora daremos uma atenção especial ao esporte." Segundo ele, o diretor de esportes do município já foi comunicado que será exonerado. Nos próximos meses o prefeito tornará realidade a Secretario Municipal de Esportes, anunciando o nome do novo gestor. "Já iniciamos as reformas das praças esportivas a partir do Estádio Municipal José Eleutério da Silva e a nossa meta é reformar todas as quadras do município até o final do mandato", garantiu. 

EXPERIÊNCIA
De acordo com o professor Jaime Sacco, ex-diretor de esportes de Santo Antônio da Platina, com poucos recursos é possível organizar o esporte na cidade. Ele calcula um gasto médio de R$ 90 mil, mas alerta para a necessidade de o Executivo dar autonomia a quem for administrar a pasta. 

Jaime Sacco orienta que seja criada uma secretaria ou uma fundação de esportes que permitirá a promoção de eventos para arrecadar fundos, "o que na administração pública é proibido", explicou. Ele cita a evolução no esporte em Ivaiporã, no Vale do Ivaí, onde está atualmente à frente da Secretaria Municipal de Esportes. "Tenho ‘carta branca do prefeito’ para trabalhar. Em dois anos conquistamos vários títulos estaduais obedecendo o planejamento traçado pela secretaria", concluiu o professor. (L.G.B.)

UA-102978914-2