[Fechar]

Últimas notícias

IBIPORÃ - Traficantes comandavam quadrilhas de dentro da prisão

Líderes repassavam ordens por meio das visitas íntimas e do uso de telefones celulares na delegacia de Ibiporã; polícia desarticulou os dois bandos

Ibiporã - A Polícia Civil desarticulou duas quadrilhas de traficantes de drogas, cujos líderes comandavam as ações dos grupos de dentro da delegacia de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina). Somente ontem, foram cumpridos seis mandados de prisão, sendo que duas pessoas estão foragidas. A operação Pioneira foi iniciada há oito meses e, ao longo da investigação, 21 pessoas foram presas pelos crimes de tráfico de drogas e associação criminosa, resultado de prisões em flagrante e 18 mandados de prisão emitidos pela Justiça. Diversas armas e substâncias entorpecentes (maconha, cocaína e crack) foram apreendidas. A operação foi desencadeada quando a polícia percebeu que os dois chefes, que já estavam presos, continuavam comandando as ações das quadrilhas.

"As respectivas companheiras passaram a comandar a distribuição da droga e administrar o dinheiro. Todas as informações eram repassadas a elas nas visitas íntimas e através do uso de celulares", relatou o delegado de Ibiporã, Roberto Fernandes de Lima. "Infelizmente, no Brasil, as visitas íntimas são semanais, o que facilita este tipo de ação, e por mais que o controle seja rigoroso é difícil coibir a entradas de equipamentos eletrônicos nas cadeias", observou o delegado. Os líderes já cumprem condenação por tráfico e homicídio.

Segundo a investigação, as quadrilhas eram rivais, mas não inimigas. "Ela tinham bem delineadas as áreas de atuação de cada uma", frisou Lima. A droga era adquirida em Londrina e também do Paraguai e a destinação era o município de Ibiporã. Entre os presos estão representantes de todas as funções hierárquicas da organização criminosa, inclusive as duas mulheres. Uma delas foi detida na semana passada tentando entrar com droga na carceragem da delegacia. Todos estão presos na cadeia da cidade.

"Conseguimos desestruturar bem estes grupos e, após o início das prisões, detectamos até mesmo a diminuição do número de homicídios no município", ressaltou o delegado de Ibiporã. A operação contou com 45 policiais de Ibiporã, Londrina, Cambé e Rolândia, além da Divisão de Narcóticos (Denarc) e Delegacia de Homicídios.
Lucio Flávio Cruz
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2