[Fechar]

Últimas notícias

Grupo afirma que empresa de rodeios maltratou touros em Londrina, no PR

Ativistas criaram uma petição online pedindo pela proibição de rodeios. 
Vídeo foi publicado em rede social e já foi visto mais de 28 mil vezes.

Luciane CordeiroDo G1 PR
Vídeo foi visto por mais de 28 mil pessoas desde que foi publicado (Foto: Reprodução)Vídeo foi visto por mais de 28 mil pessoas desde que foi publicado (Foto: Reprodução)
Um grupo de ativistas ambientais de Londrina, no norte do Paraná, gravou um vídeo no último dia de rodeio da ExpoLondrina 2015, onde funcionários da organizadora do rodeio aparecem batendo em touros com uma haste. A gravação foi publicada em uma rede social, e até esta sexta-feira (24), teve mais de 28 mil visualizações.

As imagens mostram um rapaz de camisa preta cutucando um dos touros com uma haste. Um pouco depois, a mesma pessoa utiliza a haste para bater no animal. A gravação ainda registra um segundo homem, de camiseta preta e chapéu marrom, utilizando um equipamento que faz os bois pularem.

Diante da quantidade de visualizações, o grupo de ativistas abriu uma petição online pedindo pelo fim da realização dos rodeios no município. “Existe uma lei federal que proíbe o uso de equipamentos de choque em rodeios. Mas, o que vemos nas imagens é algo bem diferente. Além do uso do aparelho de choque, os peões ainda batem nas cabeças dos animais. Nenhum animal deve ser tratado desse jeito”, argumenta Bruna Ontivero.

Sobre a possibilidade de proibição de rodeios em Londrina, o presidente da entidade, Moacir Sgarioni, disse que a Sociedade Rural do Paraná vai seguir a legislação vigente, mas participará das discussões com posições próprias sobre rodeios e tratamento de animais.
O grupo levou essas imagens para um dos vereadores e deve mostrá-las para o Ministério Público do Paraná (MP-PR) na próxima semana. “Nós sabíamos que essas situações ocorriam em Londrina, mas não tínhamos provas. Com vídeo, temos como embasar projeto de lei e pedir providências para a promotoria do Meio Ambiente”, diz Bruna.

A empresa responsável pelo rodeio Professional Bull Rider (PBR) afirma que as pessoas que aparecem no vídeo não são funcionários, mas sim pessoas contratadas por donos de boiadas que prestam serviço a PBR. Ainda conforme a organizadora de rodeios, os touros utilizados são acompanhados por veterinários. Os profissionais são responsáveis por autorizar o animal a participar do evento.

“Se houver algum problema, algo de anormal, ele é vetado e retirado da competição. Há ainda multas e até o desligamento de um competidor, associado ou dono de boiada da liga, caso não sigam os regulamentos”, informa a nota da PBR.

A Sociedade Rural do Paraná informou que pediu um relatório à PBR sobre as atividades com os animais. Por isso, a entidade só deve se manifestar sobre o vídeo após a entrega desse documento.
Os ativistas pretendem colher o maior número de assinaturas para proibir esse tipo de evento  até junho ou julho. “Estamos trabalhando em várias frentes, nas redes sociais e nas ruas, para debatermos com a sociedade sobre esse tipo de evento. Queremos mostrar que rodeios são prejudiciais aos animais”, detalha.
UA-102978914-2