[Fechar]

Últimas notícias

Turnos de colégios estaduais são fechados na região de Londrina

O Núcleo Regional de Educação (NRE) confirmou o fim das atividades em turnos de quatro colégios estaduais na região de Londrina nesta quinta-feira (20). A maioria das turmas funcionavam no período noturno com ensino fundamental para alunos entre 13 e 45 anos e foram fechadas por causa do número reduzido de estudantes.

As turmas noturnas foram cortadas no colégio estadual Anastácio Cerezine, Alvorada do Sul, na escola São José, Cambé, e no colégio Eucaliptos em Londrina. Já a escola estadual João de Santa, em Cambé, extinguiu as turmas do período da manhã.

Em entrevista ao portal Bonde, a chefe regional, Lúcia Cortez, esclareceu que os estabelecimentos não serão fechados, já que nos locais funcionam turmas em outros períodos e duas escolas ainda recebem atividades das redes municipais de ensino. "Por exemplo, o colégio São José possui ensino integral durante o dia, mas no período da noite a procura caiu muito", explicou.

De acordo com ela, a questão pedagógica foi o principal ponto que levou a decisão de encerrar as atividades nestes períodos nas quatro escolas. "Atualmente, todos os turnos possuem menos de 25 alunos divididos em quatro turmas de diferentes anos. Se alguns estudantes faltam, a sala fica praticamente vazia, o que desestimula alunos e professores", justificou.

Além disso, ela revelou que a economia gerada pela extinção dos turnos e a segurança nas escolas abertas com poucas pessoas no período da noite também influenciaram no fim das atividades.
Rafael Fantin - Redação Bonde-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2