[Fechar]

Últimas notícias

Prefeito de São Jerônimo da Serra reassume após 60 dias afastado

Adir Leite (PSDB) retornou a prefeitura acompanhado de escolta policial.
Servidores públicos realizaram protesto contra a decisão do Executivo.

Luciane CordeiroDo G1 PR
Vereadores aprovaram Comissão Processante contra Adir dos Santos Leite (PSDB) (Foto: Divulgação/ Prefeitura de São Jerônimo da Serra)Prefeito Adir Leite (PSDB) retornou ao cargo após
licença de 60 dias (Foto: Divulgação/Prefeitura de
São Jerônimo da Serra)
O prefeito de São Jerônimo da Serra, no norte do Paraná, Adir dos Santos Leite (PSDB) reassumiu o cargo após ficar 60 dias afastado da prefeitura. Leite voltou a trabalhar na tarde de segunda-feira (20) acompanhado de escolta policial. Durante todo o dia, servidores públicos municipais realizaram um protesto em frente à sede da prefeitura contra a volta do prefeito.
Leite se licenciou do cargo no dia 18 de agosto, 12 dias após ser preso por assumir a posse ilegal de uma arma durante a operação Sucupira, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).  A operação foi realizada para combater o crime de desvio de recursos públicos através de um esquema de fraude de licitações na Prefeitura de São Jerônimo da Serra. No dia 2 de setembro, Leite foi denunciado à Justiçapelo crime de desvio de recursos públicos pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR).
De acordo com o MP-PR, o prefeito participou de 73 crimes, entre eles corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro, fraude à licitação e organização criminosa. Outras 39 pessoas foram denunciadas pelo MP-PR pelos mesmos crimes.

“Ao decidir por retornar ao cargo, o prefeito afrontou a sociedade. Não concordamos que um gestor público volte ao cargo depois de tantas denúncias e escândalos”, detalha o vice-presidente. “Queremos que os vereadores tomem uma posição sobre o caso o mais rápido possível, pois não podemos aceitar que esse prefeito seja responsável pela nossa cidade”, acrescenta Martins.
O protesto realizado na volta do prefeito foi  organizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos de São Jerônimo da Serra, e reuniu além de servidores municipais, empresários e agricultores. O vice-presidente, Pedro Martins da Silva Neto, disse que a manifestação mostrou aos vereadores que a população está unida e quer que o Legislativo tome providências sobre o caso.
A Câmara dos Vereadores abriu uma Comissão Processante para investigar se Adir Leite (PSDB) participou de um esquema de fraude de licitações e desvio de recursos municipais no dia 23 de setembro.  À época, o presidente da Casa, Alfredo Luiz Bernardo (PP), informou que os vereadores terão 90 dias para dar um parecer sobre o caso.
G1 tentou falar com o prefeito de São Jerônimo da Serra, mas foi informado que Leite, o vice-prefeito e o procurador municipal estavam viajando. O advogado que representa o chefe do Executivo também não foi localizado pela reportagem.
UA-102978914-2