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FOLHA DE LONDRINA DESTACA O INCENTIVO À LEITURA NA CIDADE DE ASSAÍ - INCENTIVO À LEITURA - Dando vida aos personagens literários

Alunos da rede municipal de Assaí protagonizam dramatizações de livros infantis na "Feira Literária"

Fotos: Marcos Zanutto
Evento engloba uma série de espetáculos teatrais feitos pelos alunos a partir dos livros que leram no decorrer do ano
Apresentações, que seguem até novembro, acontecem duas vezes por semana e devem reunir cerca de mil alunos da rede municipal
"O jornal está sendo muito útil para nós e é uma pena que esse trabalho não tenha começado antes", salienta a professora Doralice Ferreira de Souza
No Brasil, o índice de leitura não chega a dois livros por ano, e toda iniciativa para incentivar a leitura é mais que válida. Em Assaí, há três anos a implantação do projeto "Ler e Crescer" está proporcionando o acesso dos alunos a dezenas de títulos novos de livros infantis por meio das "Caixas de Leitura", além dos livros que já estão disponíveis nas bibliotecas escolares com o acervo do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). A leitura de jornal, em parceria com a Folha Cidadania, também integra o projeto desde o início do ano.

Como forma de valorizar esse trabalho e proporcionar uma atividade cultural aos alunos, de outubro a novembro está sendo realizada na cidade a "Feira Literária", englobando duas vezes por semana uma série de apresentações teatrais feitas pelos alunos a partir dos livros que leram no decorrer do ano. O evento é realizado no auditório do Centro Municipal de Educação Infantil Instituto Oásis Santa Paula Elisabete Ceriolli e irá reunir uma média de mil alunos da rede municipal. Participam do projeto as escolas municipais Maria José Silva Santos, Rotary Club, Princesa Izabel, Professora Maria Mitiko Tsuboi e Padre França Wolkers (rural).

Na última quinta-feira, foi a vez dos alunos da Escola Municipal Professora Maria Mitiko Tsuboi apresentarem suas performances teatrais, envolvendo alunos do primeiro ao quinto ano. Na plateia, cerca de 210 alunos dessa escola e de outras convidadas se divertiram com a encenação das seguintes histórias: "Chapeuzinho Vermelho", "O Fantástico Mistério de Feiurinha", "Os Três Jacarezinhos", "Os Três Porquinhos", "Até as Princesas Soltam Pum" e "Viva o Boi Bumbá".

Com cenário e figurino caprichados, os alunos demonstraram desenvoltura no palco. A maioria das falas foi gravada em estúdio – com os próprios intérpretes – e o texto estava bem memorizado. Efeitos sonoros e trilhas com versões eletrônicas de algumas músicas infantis fizeram parte do trabalho.

"Quando lançamos as ‘Caixas da Leitura’, há três anos, fizemos uma encenação teatral com as estagiárias do magistério. Como deu muito certo, resolvemos agora ampliar para as crianças. Houve um grande envolvimento dos alunos e professores e a nossa intenção é abrir para os pais assistirem no ano que vem", afirma a secretária municipal de educação Zenídia Aparecida Correia, que está em sua terceira gestão.

Segundo a pedagoga Sirléia Paes, a média de leitura nas escolas do município é de oito livros por ano e a intenção é duplicar no ano que vem o acervo de livros ofertados. "Atualmente, trabalhamos com 52 títulos de livros, sendo oferecidas 32 unidades por título, que em sistema de rodízio circulam pelas escolas, dando um total de 1.664 livros", informa.

A coordenadora Cristina Célia Teixeira, da Escola Municipal Professora Maria Mitiko Tsuboi, conta que inicialmente as professoras ficaram apreensivas com o desafio proposto, mas que a escola se "transformou" durante os preparativos para o teatro, que durou duas semanas. "Todo mundo participou com ideias, na confecção dos figurinos, seleção das músicas, ensaios e vendo o resultado final, agora, já começamos a ter ideias para o próximo evento", destaca. "É importante também citar o quanto esse trabalho mexeu com a autoestima dos alunos. Todo mundo queria participar e a seleção foi feita avaliando o nível de leitura oral e desenvoltura deles", acrescenta a educadora.
Ana Paula Nascimento
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
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