[Fechar]

Últimas notícias

Cardeal do Rio debate a alegria do Evangelho

Em visita à cidade, dom Orani Tempesta fala sobre os dias que passou ao lado do papa Francisco e o desafio da religião em alcançar a juventude

Lis Sayuri
"É claro que temos que usar os novos meios de comunicação para chegar até as pessoas que acessam a rede", declarou dom Orani Tempesta
Londrina - O mais recente cardeal ordenado pelo papa Francisco no Brasil e anfitrião do pontífice no País, dom Orani João Tempesta, do Rio de Janeiro, ministrou, ontem, a palestra de abertura de semestre do curso de Bacharel em Teologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC) Londrina. No evento, dom Orani debateu sobre a alegria do Evangelho e o atual desafio da religião em alcançar a juventude e contou sobre os dias que passou ao lado do papa, em Roma, em fevereiro.

"Temos que ter esse Evangelho em mente. Porque ele veio lembrar que o anúncio da palavra de Deus é alegria para as pessoas, traz uma nova vida", explicou o cardeal, ao citar o documento programático escrito pelo próprio papa Francisco assim que assumiu o papado. "Assim ele mostra o que pensa e deseja para a Igreja nos próximos anos", completou.

Segundo dom Orani, uma das pautas da Igreja Católica desde os tempos do papa João Paulo II é parar de supor que o católico já foi evangelizado. "Não basta apenas falar da moral ou do comportamento, da doutrina ou da catequese. É preciso falar do primeiro anúncio alegre da salvação. Isso começou a ser mais trabalhado porque não se poderia mais supor que isso já tivesse acontecido com os católicos."

Ainda encantado com a recepção que teve em Roma, em fevereiro, dom Orani relatou que nunca imaginou passar uma semana inteira ao lado do papa, fazendo todas as refeições e acompanhando o pontífice em compromissos religiosos. "Foi uma oportunidade incomum. O papa é muito simples, e achei interessante porque geralmente a gente é que vai a ele perguntar alguma coisa, mas jamais imaginei que ele viesse até a gente perguntar algo. Ele surpreende nesse sentido. A cada momento, a cada instante, pela afabilidade, pelo interesse, e pela piedade na oração e momentos mais simples do dia", comentou.

A alegria, simplicidade e cordialidade do papa também foram apontadas pelo cardeal. "O papa Francisco, como latino-americano, pode expressar não só com seus gestos, mas mostrando que o Evangelho da alegria deve contagiar a todos, para que esse mundo possa ser melhor", declarou. Para dom Orani, um dos obstáculos da Igreja, hoje, é alcançar os jovens. "Hoje, a rapidez da comunicação é muito grande, então é claro que temos que usar os novos meios de comunicação para chegar até as pessoas que acessam a rede."

SEGREDOS,br>Dom Albano Cavallin, arcebispo emérito de Londrina, presente na palestra como convidado, brincou com o posto de dom Orani. "Não nos esqueçamos que esse cardeal é aquele que aparecia no papa-móvel bem ao lado do papa Francisco. Foi o anfitrião do papa no Brasil. Ele deve conhecer todos os segredos do papa." Sobre o Evangelho da Alegria, ele ressaltou que a "bonita mensagem" deve mesmo ser repassada a todos. "A religião precisa ser alegre porque nós somos seguidores de um cadáver, mas de Jesus ressuscitado."

A plateia na PUC era formada principalmente de acadêmicos e clérigos da região, como o arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti.
Paula Barbosa Ocanha
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2