[Fechar]

Últimas notícias

LONDRINA - Guardas pedem saída de secretário de Defesa Social

Locais de trabalho insalubres e falta de manutenção na frota estão entre as reclamações da categoria

Anderson Coelho
Grupo de guardas municipais reivindica a realização de curso de tiro
Londrina – Mais de 50 guardas municipais fizeram ontem um protesto pacífico em frente ao prédio da Prefeitura de Londrina. Parte do efetivo que estava de folga se reuniu para cobrar um posicionamento do prefeito Alexandre Kireeff sobre as reivindicações. Entre elas estão a saída do secretário municipal de Defesa Social, coronel Rubens Guimarães, e a realização do curso de tiro. Esta última promessa se arrasta desde a criação da corporação, em 2010.

O representante dos guardas municipais, Ricardo Alexandre Brun, diz que as condições de trabalho são insalubres. "Temos viaturas paradas, carros rodando de forma precária, armamento e munições paradas na secretaria, postos de trabalho sem banheiro e sem água e seis motos novas sem utilização há mais de cinco meses", enumerou. "Eles reclamam que não têm dinheiro para fazer a manutenção dos veículos, contudo havia um dinheiro separado para a Secretaria de Defesa Social, mas foi destinado para outra secretaria."

Segundo Brun, Kireeff já sinalizou que não pretende fazer mudanças na Defesa Social. "Nós sabemos que o secretário é uma pessoa muito experiente, tem uma capacidade muito grande. Infelizmente, ele não está cumprindo com o que ele disse, que conseguiria o curso de tiro. Foi informado que iniciaria em agosto do ano passado, foi mudada a data para dezembro do ano passado, porém até agora o curso não foi dado", criticou.

A categoria cobra ainda melhoria nos salários e curso para utilização de pistolas de choque. Cerca de 120 equipamentos já estão disponíveis.

O prefeito recebeu os guardas durante a tarde, ouviu as reivindicações e garantiu que o coronel Rubens Guimarães continua no cargo. "O secretário tem a minha confiança e tem a experiência necessária para superar essa situação e seguir comandando o trabalho", ressaltou.

Kireeff pediu aos guardas municipais que todas as reclamações fossem formalizadas e solicitou junto as secretarias de Gestão Pública e Defesa Social que seja feita uma força-tarefa para resolver as pendências reveladas pela categoria.

Guimarães participou apenas do fim do encontro. Ele diz que está encaminhando documentação para que o curso seja ministrado pela Polícia Militar.

Sobre os veículos parados, o secretário alega que aconteceram alguns acidentes e a oficina mecânica conveniada ainda não pôde recuperar os carros, em virtude da demanda, e que a documentação para liberar as motos novas já está sendo providenciada.
Lucio Flávio Cruz e Viviani Costa
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2