[Fechar]

Últimas notícias

CICLISMO - Técnico mira talentos na Volta do PR

Émerson Silva, comandante da seleção brasileira, analisa o desempenho de participantes na competição iniciada ontem

Ivan Storti/CBC/Divulgação
Além de pontos no American Tour, ciclistas estão na briga por uma vaga na seleção nacional
A participação na 8ª Volta Ciclística Internacional do Paraná, que começou ontem e vai até domingo, no Norte do Estado, é uma boa oportunidade para os atletas somarem pontos no American Tour, ranking do continente americano. Mas não é só isso. Para os brasileiros, ter um bom desempenho pode significar ainda mais. É que o técnico da seleção brasileira de ciclismo de estrada, o londrinense Émerson Silva, acompanha de perto a disputa e está de olho em nomes que possam integrar o time nacional nas próximas convocações.

Desde o início da semana passada, o treinador, que tem residência em Londrina, onde também é a sede da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), acompanha a chegada dos atletas e colhe informações com técnicos das equipes participantes. Ele está atento não só em nomes já consagrados, mas também em novas promessas que surgem na modalidade e que podem integrar a seleção brasileira em breve.

"É importante, pois nem sempre o que ganha é o melhor para determinada função. Às vezes o que não ganhou pode desempenhar melhor um determinado papel dentro de uma equipe. Tem muitos que trabalham para o outro ser campeão que vem muito fortes. E acompanhando tudo, consigo ter essa dimensão e visualizar de forma mais ampla", explica o técnico da seleção.

O londrinense acrescenta que o desempenho dos ciclistas na Volta do Paraná terá peso importante na convocação para o Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada, que será realizado em Puebla, no México, de 8 a 11 do mês que vem. "Estas duas Voltas, no Paraná e do Rio Grande do Sul (realizada há duas semanas), para nós, têm sido fundamental. Já colocamos perto as duas para já usar como preparação", detalhou o treinador. Segundo Silva, o Pan-Americano de Estrada é uma competição importante no calendário, já que será um classificatório para os Jogos Pan-Americano de 2015, no Canadá.

Entre os observados estão alguns paranaenses: Gregolry Panizo, de Maringá, e que já treinou em Londrina no início da carreira, é um dos principais nomes da seleção brasileira atualmente. Outro que pinta com boas chances é o novato Murilo Ferraz, de Campo Mourão, que venceu a prova do contra relógio nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, realizados em março, no Chile.
Rafael Souza
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2