[Fechar]

Últimas notícias

Internet, redes sociais e comunicação mudando nossa realidade




Você tem um perfil no Orkut, Facebook, Flickr, YouTube, Twitter ou outra rede social?
Então você deve saber que estas ferramentas da internet aproximam de nós pessoas, como aquele parente de longe, aquela pessoa que estudou contigo no primário, o seu colega de trabalho, o amigo da infância, o seu colega de estudo em fim seu amigos do dia-dia e até pessoas famosas como políticos, empresários e artistas, estão conectados contigo, isto é um exemplo claro que as redes sociais vieram para ficar, pois a interação entre as pessoas é muito grande.
Antes da internet ser “popularizada” a maioria da informação e das notícias era recebida por meio da televisão e do Rádio. Com a internet isso mudou, passamos a ser produtores de informação, através do computador e do celular contamos para nossos amigos, onde estamos, com quem estamos, para onde vamos e o que estamos vendo. Não somos apenas ouvintes e telespectadores, como no radio e na televisão, na internet somos retratados e ainda somos formadores de informação e opinião.
Desta forma estas redes se tornaram importante ferramenta de divulgação de idéias e projetos, porém vai muito alem. Ninguém imaginava que elas assumiriam outros papéis, pois possibilitam o compartilhamento de vídeos, fotos, notícias ou simplesmente as atividades diárias de cada pessoa, bem como, mostrar os posicionamentos políticos, não político partidário, mas de política de relacionamento e percepção do mundo.
Quem nunca viu uma situação que teve vontade de fotografar ou filmar, para poder mostrar aos seus amigos? Hoje isso é possível, pois temos celulares que fazem foto e filme e podemos postar nas redes sociais em tempo real, então, aquilo que estava sendo visto isoladamente em pouco tempo se dissemina, para um incalculável numero de pessoas que compartilham, comentam e postam seus pontos de vista sobre o tema. Citamos ainda que todos podem expressar suas opiniões sobre algo que um amigo postou em seu perfil, pois as redes são extremamente democráticas.

Redes sociais no mundo
Podemos, citar ainda a chamada “Primavera Árabe” do Egito, da Tunísia e da Líbia onde movimentos sociais/populares colaboraram através desta ferramenta para a derrubada de governos ajudando na divulgação dos acontecimentos e na organização das manifestações. Mesmo com as ordens de presidentes para cortar o acesso da população a essas redes sempre foi encontrado uma forma para continuar a divulgação e a organização do movimento, marcando e divulgando pontos de protestos.
Outro caso que citamos é nos países ricos berço do capitalismo mundial o chamado “Ocupar Wall Street” que ganhou adeptos no mundo inteiro através de mensagens postadas na internet, desta forma o movimento se fortaleceu e pode enfrentar as corporações capitalistas e as desigualdades sociais – coisa que muitos governos não tem coragem de fazer.
Redes sociais e Juventude
A Juventude apresenta-se como protagonista nesse mundo virtual, pois os jovens são os maiores usuários das redes sociais, ou seja, estão sempre conectados ou “on-line”.
A juventude consegue ter mais facilidade para multiplicar idéias e causas coletivas, pois tem autonomia suficiente para isso – não deve nada para ninguém como eles dizem – pode facilmente entrar na luta para mudar sua realidade. Quando falamos de realidade estamos falando daquele produto que não funcionou, aquele barzinho que lhe atendeu mal, aquele buraco na rua de frente de casa, entre outros. Podemos citar ainda casos gestão da saúde, transporte, falta de políticas publicas em fim uma serie de problemas vivenciado em nosso dia-dia.
A juventude Rural, não esta fora do processo a internet já chegou no interior também, assim ele pode divulgar a agricultura familiar, suas atividades diárias, como resolve seus problemas, alem de acompanhar todos os acontecimentos do município e participara com seus comentários ajudando no debate sobre diversos temas. É possível ainda mobilizar a juventude rural e mostrar que acontece em sua comunidade, como festas e grupos de jovens. Desta forma é possível superar as contradições entre o meio rural e a Cidade.

Concluindo
Portanto, podemos utilizar o “retweet”, “curtir”, o compartilhar o email enviado, a mensagem no MSN, para materializar nossas idéias. Talvez, estas redes não realizem uma revolução, mas podem dar origem a movimentos e manifestações, bem como potencializar a mobilização, o debate de idéias e a discussão daquilo que nos afeta diretamente em nosso local de morada.
A verdadeira ação se dá na vida real – nas ruas em protestos, ocupações, etc. – mas, a organização e difusão pode ser pelas redes ou mídias sociais. Digo que as redes sociais, fazem com que todos sejam mais conscientes quanto nossas responsabilidades, qualquer um pode acessar e fazer uma notícia e também contribuir na disseminação da mesma.
Certamente, vão comentar a favor e contra sua publicação, mas o importante é a sua ação, pois esta atitude provocará um debate sobre a questão, se houver represálias divulgue para todos saber quem foi o autor, pois não podemos admitir que nos tirem o direito de nos expressar e mostrar a todos como vemos nossa realidade.

O artigo é de Osni Lustosa de Souza, comunicador da Rádio Comunitária Turvo Ativo e incentivador das redes sociais como ferramenta de transformação social.






Nenhum comentário

UA-102978914-2